Hidrantes
O hidrante é um sistema hidráulico que ajuda no combate aos incêndios e protege as pessoas e os patrimônios em casos de emergências. Ele é composto por um reservatório de água e diversos equipamentos, como bombas de incêndio, peças hidráulicas, abrigo de mangueiras, dentre outros. O sistema é responsável pelo fornecimento de água em pressão e vazão adequadas para o combate às chamas. Os hidrantes são equipamentos fixos indispensáveis no combate a incêndios em diversos tipos de edificação, como condomínios, indústrias e comércios.

Instalação de Sistemas de Hidrantes

Os hidrantes são parte de um sistema hidráulico fixo de combate a incêndios que deve proporcionar acessibilidade facilitada e eficiente. Eles são utilizados em edifícios para a segurança dos residentes, em estabelecimentos públicos, comerciais e industriais e até mesmo nas ruas . A instalação de sistemas de hidrantes possui bombas de incêndio e pontos de tomadas de água com saídas duplas ou simples contendo válvulas angulares contendo seus adaptadores, chave storz, tampões, registros, registro de recalque e abrigos de hidrantes com mangueiras de incêndios e outros acessórios de combate à incêndio.

Entre os itens que fazem parte do sistema de hidrantes, estão as bombas, as tubulações, os registros e reservatórios. Para saber se é necessário instalar hidrantes em uma edificação, é preciso verificar se a edificação está de acordo com as normas de segurança contra incêndios. Os sistemas de hidrantes de incêndio compreendem os seguintes componentes primários:
Abastecimento de água e armazenamento;
Tubagem e válvulas;
Conjunto de bombas;
Mangueiras